quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

6 MANEIRAS DE AJUDAR OS GATOS DE RUA DO SEU BAIRRO

Veja como se não cuidar a população de gatos pode aumentar drasticamente.

Infelizmente, por descuido de alguns, colônias de gatos nas ruas ainda são uma realidade à qual encontramos atualmente em muitos bairros. É que acontece  na cidade de Fortaleza Ceara no
Bairro de Canindezinho, também temos muitas ocorrências de pedidos por ajuda de pessoas que se deparam com colônias que rapidamente se descontrolam e passam por uma explosão populacional, acarretando diversos problemas para os gatos que nelas vivem.
Sabemos que gatos não castrados de vida livre podem se reproduzir rapidamente e multiplicar a quantidade de gatos sem um lar e sem qualidade de vida nas ruas. Além da transmissão de doenças, brigas, perigo de maus tratos, atropelamentos e envenenamentos. A rua não é o lugar para nenhum animal! Por isso todos podemos fazer nossa parte.
Muitas pessoas, ao se depararem com colônias, não sabem que podem elas mesmas ajudar e muito no controle e até mesmo resgate para adoção dos gatos e acabam apenas pedindo auxílio para projetos de resgate de animais. Mas, muitas vezes os projetos e ONGs estão sem condições naquele momento de resgatar mais animais, e qualquer cidadão de bem, munido de boa vontade e deste conhecimento, pode e deve fazer sua parte para tornar a vida desses gatos mais digna e dar-lhes a oportunidade de um lar amoroso.
Saiba agora as 6 maneiras de ajudar os gatos de rua do seu bairro:
1 – Resgatar e Adotar
Obviamente, o melhor destino para um gato de rua é um lar com todo amor, cuidados e carinho! Se você puder adotar um gato que não tem um lar, será esta a melhor ação de todas.
Muito cuidado sempre ao retirar um gato da rua. Lembre-se que ele pode apresentar doenças, como FiV e FelV, e deve ser levado ao médico veterinário para ser examinado, testado pra estas doenças, vacinado e vermifugado. Só o veterinário poderá garantir e tratar o animal para que fique saudável e possa ser colocado junto com outros gatos. Se você já possui gatos e for adotar um gato de rua não testado, lembre-se que não pode misturá-los até ter o resultado da FiV e FelV, para não colocá-los em risco de transmissão. O mesmo vale para resgate e adoção de recém nascidos.
Ao encontrar gatos dóceis em colônias, ou filhotes em idade de socialização, o ideal é castrá-los, vaciná-los e se você não puder adotá-los pode anunciar para adoção ou lar temporário até que seja encontrado um lar seguro e amoroso.2 – Resgatar e dar lar temporário
Caso seu lar mesmo não vá ser o novo lar destes gatos dóceis encontrados em colônias, você pode ser um Lar Temporário até que eles encontrem o lar definitivo ou então você pode encontrar alguém que sirva de Lar Temporário para esses gatinhos até a adoção definitiva. Nesse meio tempo eles podem se tratar de algum problema de saúde que tenham adquirido na rua, se recuperar das castrações e podem ser socializados.
O lar temporário deve garantir que os gatos tenham cuidados e segurança, sem acesso à rua e sempre separados no caso de serem FiV ou FelV positivos.
3 – Alimentar na rua
Enquanto você está castrando os gatos da colônia, está com os mais dóceis para adoção, você provavelmente deverá precisar alimentar os animais que ainda estão na colônia. Os animais ferais/ariscos provavelmente deverão ser castrados e alimentados na colônia mesmo. Para isso, procure um local que minimize riscos de atropelamento para alimentá-los.
Faça um rodízio com os vizinhos e uma escala para alimentá-los, assim não fica pesado para ninguém e garante alimento sempre para os ronrons!
4 – CED – Capturar, Esterilizar e Devolver
O C.E.D. – Castração, Esterilização e Devolução – é um método humano de controle populacional de colônias de animais de rua. Os animais são capturados em sua colônia, nas ruas, levados para castração e desparasitação e após recuperação em lares temporários durante este processo, são devolvidos para os locais onde foram encontrados com uma marcação na orelha.
Para muitos animais ferais encontrados nessas colônias o CED é a melhor indicação. 
5 – Conscientizar os vizinhos sobre a existência de colônias/animais nas imediações
Os vizinhos de onde está a colônia que você está cuidando devem ser informados que estão havendo esforços em prol do bem estar e controle da população da colônia. Também devem ser educados para que não soltem mais animais no local e evitem o acúmulo de lixo e entulhos nos terrenos para não atrair animais peçonhentos.
6 – Monitorar
Conheça como é a composição da colônia que você está cuidando. Monitore, tire fotos, cadastre, faça marcação nos castrados e vacinados. Verifique a existência de ninhadas, gatas prenhas ou animais doentes. O cuidado caso a caso é essencial para garantir o sucesso das adoções e dos tratamentos de saúde dos animais que estão juntos nas colônias.
E aí? Animado para fazer a sua parte? 
GATOS EM PONTO DE DESCARTE CEMITÉRIO DE PARANGABA


Dicas tiradas do site:
https://adoteumronrom.wordpress.com/2017/09/28/6-maneiras-de-ajudar-os-gatos-de-rua-do-seu-bairro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário